Presidente

RELATÓRIO DO PRESIDENTE DA OPBB-SP

Na semana Batista de 16 a 19/07/2014 celebrando 110 anos da CBESP, fomos impactados com a mensagem do Dr Billy Kim e no dia 16/07, fui eleito presidente da Ordem com a nova diretoria. A partir deste momento, Deus começou a colocar diante de mim o grande desafio que era de aplicar um projeto de mais de 20 anos atrás, nesta gestão de um ano. Deus foi à frente e trabalhou para que pudéssemos realizar uma grande cruzada de levarmos uma mensagem pela qual eu tinha sido impactado que o avivamento de nossa denominação depende exclusivamente da ação de Deus através da vida do pastor liderando seu rebanho. Se os pastores não fizerem isto acredito que esta obra será feita com muita dificuldade em nosso Estado.

O segundo desafio foi dar uma visão global sobre a nossa denominação no sentido da cooperação e abrangência de suas ações. Para isto, conversamos com todos buscando esta grande parceria. Pastor João Marcos da JMM, Pastor Fernando Brandão da JMN, Pastor Valdo Romão da CBESP, Pr. Elias Valentim do Vale – LBC, disseram sim e que estariam participando e financiando as viagens à todos os lugares. Contamos também com a ajuda de todos os presidentes das subsecções que nos receberam com tanto carinho, através dos quais louvo ao Senhor, por esta obra realizada.

Nossas viagens: durante este mandato visitamos as seguintes cidades: Bauru, Campinas, Araras, São Jose do Rio Preto, Santa Fé do Sul, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Associação Noroeste da Capital, São Jose dos Campos, Vale do Ribeira, Associação Centro da Capital, Oeste da Capital, Monte Azul Paulista, Presidente Prudente, Jundiaí.

Nossas Reuniões mensais: Agosto de 2014: 72 anos da OPBB-SP na igreja Betel - Pregador Pr. José Vieira Rocha, Setembro de 2014: Encontro Mensal na Cidade de Hortolândia - Pregador Pastor Marcos Antonio Peres, Outubro de 2014: Encontro Mensal na Cidade de Piracicaba - Pregador Pastor Manoel de Jesus Thé, Novembro de 2014: Encontro mensal na PIB do Brás - Pregador Pastor Sócrates de Souza Oliveira, Março de 2015: Encontro Mensal na Cidade Guarulhos - Pregador Pastor Sidnei Azevedo Franco - Tema "Integralmente Submissos a Cristo", Abril de 2015: Encontro Mensal na PIB do Brás - Pregador Pastor Osmar Teles Dias - Tema "Integralmente Submissos a Cristo na Ética”, Maio de 2015: Encontro Mensal na Cidade de Araçatuba - Pregador Pastor Salovi Bernardo - Tema "Integralmente Submissos a Cristo na Família". Junho de 2015: Encontro Mensal na PIB do Brás - Pregador Irmão Claudio Lariera - Tema "Integralmente Submissos a Cristo nas Finanças". A todos os pregadores minha gratidão. Alcançamos contato e relacionamento com 609 pastores conhecendo um pouco mais de suas famílias, igrejas e projetos. Deixaram de ser apenas um número; para iniciarmos um relacionamento que muito me impactou. Ao terminar este mandato rodamos com esta parceria mais de 20.000 km que só foi possível com o custeio dos parceiros.

Fizemos ainda parcerias com a Casa Batista da Amizade – Pastor Alcides Franco, para consultas na área médica, odontologia e psicologia, cuidando da saúde preventiva dos pastores, famílias e membros. Parceria de livros com as Editorias: Bom Pastor, Eclésia, Life Way, Fôlego, Editora Vida, com um desconto de 40% na aquisição de livros; parceria com a Renault, possibilitando adquirir carro zero com desconto de 7% a 21%, dependendo do modelo, sendo financiado pelo Banco Renault com taxas muito especiais. Com o Consórcio Embracon, para compra de automóveis, imóveis, terrenos para igrejas, reforma e construção; lembrando que o contrato prevê na contemplação ter-se quitado 30% do montante contratado. Parceria com a Seguradora Mapfre para seguros: residencial, vida, automóvel, igrejas e outras modalidades e com o Cartão Raro Club e Club Mapfre que abrange assistência veicular, residencial e pessoal, amparo familiar: decesso funeral, seguros de acidentes pessoais e desconto em medicamentos. Parceria com a RTM – Rádio Transmundial para a compra do Presente Diário com preço negociado. Parceria com a ALTEK, abrangendo toda área de tecnologia visual e da informação. Parceria com oftalmologia pela tabela da AMB e ótica com um desconto muito especial. Parceria com o Pastor Paulo de Tarso para discipulado através do Ministério Finanças para a Vida, cujo objetivo é ensinar pessoas de todas as idades a administrar o dinheiro de acordo com a Bíblia.
Tudo isto hoje, já está a sua disposição; novas parcerias irão surgir e espero que o irmão usufrua e seja abençoado.

A OPBB-SP realizou no período de 05 a 08/01/15 o Retiro dos Pastores no acampamento de Sumaré, com a presença de 250 pastores inscritos cujo tema foi: “Resgatando a Excelente Missão Pastoral”, tendo como orador oficial foi o Pr. Irland Pereira de Azevedo, e os mensageiros Pastores Antonio Lazarini Neto e Alex Campinas Uemura. A música foi dirigida pelo Pastor Esdras e equipe que coordenou todos os momentos de Louvor do nosso Retiro. Necessário destacar a participação de todos os membros da diretoria: Pr. Adilson de Souza Brandão, Pastores: Carlos Eliseu, Eli Bento, Antonio Lopes, Edmilson Lara, Gustavo Faustino, Jair Salgueiro e Juracy Ribeiro de Sousa, que assumiram a coordenação do retiro por causa do acidente que eu e minha esposa Emilce sofremos quando nos dirigíamos para Sumaré. Deus, com sua poderosa mão nos deu um grande livramento, que até hoje nos impressiona o tamanho de seu cuidado, a Ele toda honra e Glória. Durante o Retiro também foi realizada a Assembleia extraordinária para comunicar e oficializar o resultado final das votações realizadas nas Subsecções quanto ao ingresso de Pastoras na OPBB-SP, sendo finalizadas estas votações com o seguinte resultado: 301 votos contrários e 164 votos favoráveis, totalizando 465 votos, encerrando assim esta questão no Estado de São Paulo.

Neste ano, recebemos 53 novos pastores no Grêmio de nossa Secção SP, mas descansaram no Senhor, 12 pastores e infelizmente 9 pastores foram desligados. Minha solicitação é que oremos mais do que nunca para que possamos realizar a obra de Deus de uma forma prudente e vigilante para que não venhamos a cair.

Todas estas atividades foram realizadas com muito esforço por parte de todos que deixaram suas famílias e estiveram presentes, quero destacar a fim de honrá-los: Pr. Valdo Romão, Pr Elias Valentim do Vale, Pr. José Erivan Silveira, Pr Juracy Ribeiro de Sousa, Pr. Alípio Acácio Coutinho Júnior, Pr Willian Viel, Pr. Ruy Oliveira, Pr. João Martins Ferreira, Pr. Gilnei Gil da Silva, Pr. Jair Salgueiro, Pr Adilson de Souza Brandão, Pr Flavio Lebedenco, Pr. Marcio Cesar Biazi, Pr. Cesar Soares de Oliveira, Pr. Gilberto Reis, Pr. Marcelo Rateiro, Pr. Edmilson Lara, Pr. Antonio Lopes, Pr. Moacir Tang, Pr. Givaldo Rodrigues Vieira e a minha querida esposa Emilce que soube compreender este tempo e estas viagens.

Agradeço a Deus e aos Pastores pelo privilégio de servi-los durante este ano, as experiências e o compartilhar foram intenso, rodando este estado pude perceber a grande obra que Deus tem feito através dos pastores e igrejas, fomos recebidos com muito carinho em todos os lugares, quero encorajar a próxima diretoria a estar prosseguir com este projeto de visita as Subsecções, pois este contato é fundamental para que a comunhão cresça e a obra denominacional possa ser fortalecida.

Pr. Salovi Bernardo Junior.
Presidente OPBB-SP